Base do teste de PSA

 

 ​​ ​​​​ O câncer é a divisão descontrolada das células. O câncer da próstata desenvolve-se a partir das células de revestimento das pequenas glândulas dentro da​​ próstata, cuja função é a fabricação de PSA. Por isso mesmo, as células cancerosas da próstata quase sempre continuam a secretar PSA, e como o câncer cresce, os níveis de PSA tendem a subir. Além disso, quando a situação evolui para o câncer de próstata invasivo, a membrana que envolve a próstata pode começar a repartir-se em pequenas áreas, fazendo com que o fluído e o PSA contidos na próstata comecem a vazar.​​ 

 

Dessa maneira, o PSA encontra um trajeto na corrente sanguínea e, assim, a quantidade de PSA começa a aumentar, o que resulta em níveis mais elevados de PSA no sangue. Um nível de PSA normal em um homem sem problemas da próstata é aceito como sendo inferior a 4 ng/ml (4 nanogramas por mililitro), mas esse nível aumenta com a idade. Homens com mais de​​ 70 anos podem ter um nível aceitável de 6,5ng/mL. Por outro lado, alguns estudos recentes demonstraram que muitos homens com PSA abaixo de 4 ng/ mL também podem abrigar uma ocorrência de câncer. Em homens mais​​ jovens, especialmente, é a taxa de aumento do​​ PSA, em vez de seu valor absoluto, que tende a ser relevante.

 

​​ O PSA está livre na corrente sanguínea ou ligado a uma de duas proteínas - antiquimotripsina e alfa macroglobulina. Por motivos ainda não definidos com clareza, em homens com câncer da próstata a quantidade de PSA não ligada ou 'livre' é menor e, consequentemente, há uma redução na percentagem de PSA livre. Isso também aponta para a possibilidade de câncer da próstata.

 

Quando se fala sobre o acompanhamento do câncer da próstata, geralmente refere-se ao potencial para testar o nível de PSA de cada homem em intervalos fixos de tempo a partir da idade de cerca de 50 em diante.

 

Problemas com o PSA

 

Detecção de câncer clinicamente insignificante

 

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens​​ para além da meia-idade, por isso é perfeitamente possível que um pequeno câncer não cresça tanto para causar problemas durante a vida de um homem. A ansiedade causada por um alto resultado PSA 'positivo' pode reduzir a qualidade de vida do homem, causando preocupação desnecessária, ao passo que sua rotina não teria sido afetada com ele continuando sem saber de sua condição. Porém, o medo deste tipo de excesso de diagnósticos e tratamento excessivo faz com que os médicos utilizem cada vez mais a 'vigilância ativa' como estratégia de tratamento para os tipos de câncer de menor risco.

 

'Falso positivo'

 

Um nível elevado de PSA no sangue não significa ocorrência de câncer necessariamente. Isso se dá porque o nível médio de PSA aumenta com a idade e qualquer outra doença da próstata - particularmente hiperplasia prostática benigna e prostatite - pode resultar num elevado nível de PSA.

 

Valores elevados de PSA, ou valores que aumentam ao longo do tempo, podem fazer com que o médico solicite uma biópsia, a qual​​ implica a recolha de amostras de tecido da próstata. Porém, estudos científicos demonstraram que quando as amostras de tecido da próstata são examinadas ao microscópio, o câncer está presente em apenas um homem entre quatro com um valor de PSA entre 4 e 10​​ ng / mL.

 

Nem sempre é câncer

 

É importante lembrar que o fato do nível de PSA estar mais alto do que o normal não significa necessariamente câncer de próstata. Por outro lado, um valor normal de PSA também não exclui essa possibilidade por si mesmo. Tanto a BPH quanto a prostatite podem resultar em níveis elevados de PSA no sangue, e o médico precisará verificar o resultado de PSA do paciente, cruzando esse valor com os sintomas apresentados, além de considerar o resultado de um exame de toque retal e, se​​ for o caso, os resultados de uma biópsia para fazer a diagnóstico preciso. Se você tem um PSA elevado, apesar de um resultado negativo na biópsia, o médico provavelmente irá monitorar o seu nível de PSA ao longo do tempo. Ele​​ também pode sugerir que você​​ faça outra biópsia em uma data posterior. Um aumento progressivo ou repentino para além deste nível pode ser um aviso antecipado de qualquer desenvolvimento de câncer da próstata ou outro processo da doença dentro da glândula. Infecção urinária, por exemplo, ou retenção de urina súbita exigindo um cateter, pode provocar o aumento do nível de PSA acentuadamente.

 

Sua decisão

O teste de PSA não é perfeito, e muito trabalho está sendo feito para que haja uma evolução. Por outro lado, é o melhor procedimento​​ que existe nesse sentido por enquanto e, se feito com bom senso, pode ser um indicador precoce valioso de problemas, benignos ou malignos, que estão se desenvolvendo dentro da próstata. Quando detectados precocemente, esses problemas podem quase sempre ser​​ tratados.

 

Mas é você quem decide se quer realizar o teste de PSA ou não, e se deverá continuar com verificações anuais ou bianuais. Só não​​ subestime a importância desse teste e assegure-se de basear sua decisão em informações confiáveis, vindas de um profissional, e discutir o assunto com sua parceira ou parceiro.