A prótese peniana é mais uma opção de tratamento para homens com disfunção erétil. Esses dispositivos são maleáveis​​ ​​(flexíveis) ou infláveis. O tipo mais simples de prótese consiste​​ em um par de hastes maleáveis​​ ​​implantadas cirurgicamente nas câmaras de ereção do pênis.

 

Com este tipo de implante, o pênis é sempre semi-rígido e apenas precisa ser levantado ou ajustado na posição ereta para iniciar a relação sexual sexo. Este tipo de​​ implante é uma boa escolha para homens com lesões da medula espinhal e problemas de impotência sexual.

 

Um implante peniano geralmente é usado quando há uma causa médica clara para disfunção erétil, cujo problema não há solução com outros tratamentos médicos.

 

Às vezes, uma prótese peniana é implantada durante a cirurgia para reconstruir o pênis quando a cicatrização causou a doença de Peyronie (desenvolvimento de uma placa fibrótica ou de um nódulo que se instalam na túnica albugínea — estrutura que envolve os corpos cavernosos –, comprometem sua elasticidade e​​ impedem que eles se expandam normalmente, o que dificulta a ereção, pois esses distúrbios provocam distorções na forma e inclinação do pênis).

 

As cirurgias de implante de pênis levam cerca de uma hora e normalmente são feitas em um centro ambulatorial. Um homem pode retomar a relação sexual por 6 semanas após a cirurgia.