A hiperplasia prostática benigna ou hiperplasia benigna da próstata (HBP) diz respeito ao aumento do tamanho da próstata sem um diagnóstico oncológico, isto é, com características benignas. Tendo relação direta com a uretra (canal pelo qual passa a urina na bexiga), eventuais alterações no tamanho da próstata podem causar a compressão da mesma e dificultar a passagem de urina.
O crescimento da próstata pode ter três causas:
• Hiperplasia benigna da próstata;
• Câncer de próstata;
• Prostatite;
O aumento do tamanho da próstata é devido à presença da testosterona, ocorrendo ao longo de toda a vida do homem. Por isso com o avanço da idade, praticamente todos os homens apresentam uma próstata grande sendo que, após os 80 anos, mais de 80% da população masculina tem hiperplasia prostática benigna.
A hiperplasia benigna da próstata não tem qualquer relação com o câncer, sendo um processo natural do envelhecimento masculino que não pode vir a se tornar um processo canceroso. O grande problema da hiperplasia benigna é a localização da próstata junto a estruturas do trato urinário, como a uretra, o que comprime a mesma e pode provocar a obstrução da urina, insuficiência renal e hidronefrose (acúmulo de urina nos rins). Os sintomas desta condição começam com a perda de força do jato urinário e a necessidade de urinar frequentemente, uma vez que a próstata aumentada pressiona a uretra, interferindo na drenagem da urina.
Especialmente quando o nível de urina dentro da bexiga desce, a pressão cai e torna o jato fraco ou o transforma em pingos. A bexiga não consegue esvaziar-se totalmente e permanece sempre com alguma urina em seu interior. O paciente sente vontade de urinar o tempo todo, mas só consegue eliminar pequenos volumes. Ao não esvaziar a bexiga totalmente, um grande volume de urina fica represado, favorecendo em seu interior a cultura de bactérias presentes na urina, o que pode piorar o quadro, pois estimula eventuais infecções urinárias.
PREVENÇÃO DA HPB
Além da idade, há estudos estabelecendo o desenvolvimento da hiperplasia benigna com outros fatores, como o consumo de gorduras saturadas, o que aumenta as chances de um paciente contrair uma HPB sintomática. Por outro lado, o consumo frequente de frutas tem efeito contrário. Outros pontos abordados nessa relação são a obesidade, os valores altos de PSA, as doenças cardiovasculares prévias e a ocorrência de diabetes. Por todos esses fatores, reforça-se novamente a importância de uma alimentação saudável. Hiperplasia de Próstata (HPB).