Conhecido também como condiloma acuminado, verrugas genitais, crista de galo, figueira e cavalo de crista, o HPV é uma doença sexualmente transmissível e de cura difícil, provocada pelo papilomavírus humano. A manifestação da doença ocorre através de sintomas como verrugas que surgem na região íntima após a relação sexual ou o contato próximo com um indivíduo infectado.
Em algumas pessoas, o HPV cura-se sozinho por remissão espontânea do vírus, entre 4 semanas e 2 anos após a contaminação – em pessoas que apresentam um bom sistema de imunidade, elas não mostram sintomas relacionados ao HPV, mas podem contaminar possíveis parceiros antes de ficarem curadas.
Pessoas que descobriram a presença do HPV mas não possuem sintomas podem fortalecer seu sistema imunológico com o consumo de alimentos ricos em vitamina C.
Para resolver o problema do HPV, recomendam-se os remédios indicados pelo médico, bem como o uso de preservativo em todas as relações sexuais. Apesar do tratamento nem sempre ser suficiente para curar definitivamente o HPV, é fundamental realizar o tratamento completo, porque a infecção com o HPV aumenta o risco de câncer.
O tratamento para HPV é feito com:
• Uso de pomadas e de soluções aplicadas pelo médico em consultório;
• Cirurgias de cauterização (laser) realizadas de tempos em tempos pelo médico.