​​ PSA (Prostate-Specific Antigen)

 

​​ A maneira mais indicada para o diagnóstico do câncer de próstata é a combinação entre o toque retal e o teste de Antígeno Prostático Especifico​​ (PSA), componente do sêmen encontrado na próstata. Esse componente também é encontrado na corrente sanguínea, e a incidência dele no sangue aumenta com a idade. É precisamente o teste de PSA que mede essa quantidade, ajudando o médico a descobrir se a taxa​​ está muito elevada e a determinar as causas desse aumento.

 

Mas atenção: o fato de o seu médico solicitar um exame de PSA não significa, em absoluto, a certeza de que você tenha câncer de próstata. Apenas significa que há algum problema que o médico detectou e que precisa ser descoberto e tratado a tempo, pois a antecipação das providências médicas favorece a cura do câncer. Lembre-se que o câncer de próstata pode ser curado se identificado e tratado precocemente.

 

 ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​​​ Como Funciona o Exame de PSA? ​​ ​​ 

 

O exame de PSA é como um exame de sangue convencional, mas focado na identificação desse componente no organismo. Se o exame demonstrar que a taxa de PSA está acima do normal, o médico deverá solicitar outros exames, como análise de urina, ultrassom, biópsia da próstata ou até novos exames de sangue.​​ 

 

Identificado o diagnóstico, o médico indicará a melhor forma de tratamento.