Embora o câncer de próstata seja o mais comum, esta glândula está suscetível a uma série de outros problemas que prejudicam a saúde masculina e exigem diagnósticos e tratamentos diferenciados.
Problemas na próstata e na bexiga tem em comum um sintoma bastante incômodo: a dificuldade para urinar. Quando existe bloqueio urinário ou aumento do tempo para conseguir urinar, é indício de que existe alguma anormalidade na próstata, que aumenta de tamanho e comprime ou bloqueia a bexiga. Neste caso, pode ser necessário realizar uma pequena cirurgia chamada ressecção transuretral da próstata (RTU).
A partir dos 60 anos, é comum que a grande maioria dos homens desenvolva alguma anormalidade da próstata, o que faz com que o RTU seja um dos procedimentos mais importantes para a manutenção da saúde masculina nesta faixa etária. Em casos de câncer de próstata em que não é possível realizar uma prostatectomia radical, o RTU pode ser indicado para desobstruir a bexiga e aliviar os sintomas urinários para o paciente.
Assim como qualquer procedimento cirúrgico, o RTU precisa ser realizado por um médico especialista e o devido acompanhamento deve ser feito antes e depois do procedimento, para garantir que cada paciente se recupere e dê continuidade ao tratamento indicado para o caso.
Se você quiser saber mais sobre a ressecção transuretral da próstata ou está enfrentando dificuldades para urinar, entre em contato conosco e agende sua consulta.
Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.